FONOAUDIOLOGIA E ORTODONTIA: UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!
- facefono

- 6 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2020
Você resolveu melhorar a sua oclusão dentária, procurou o ortodontista, fez uso de aparelho ortodôntico móvel, fixo (entre outros) e finalmente terminou seu tratamento!! Mas pouco tempo depois, os dentes começaram a voltar ao que eram antes: mordida aberta, mordida cruzada, apinhamento dentário. Ou você foi ao seu dentista e ele lhe solicitou uma avaliação com a fonoaudióloga para "posicionar a língua".
Conhece alguma história assim?

Ambos casos são comuns em consultórios fonoaudiológicos, isso porque o mau posicionamento da língua está entre os principais fatores que alteram a arcada dentária, podendo prejudicar ou mesmo inviabilizar o seu tratamento ortodôntico.
Nesses casos a parceria entre a Fonoaudiologia e a Ortodontia é imprescindível para o sucesso do tratamento e bem estar do paciente. O ortodontista auxilia o paciente posicionar corretamente sua oclusão com a utilização do aparelho ortodôntico. O fonoaudiólogo atua no aperfeiçoamento do posicionamento e funcionamento da musculatura da língua, bochechas e dos lábios, adequando as funções de deglutição, sucção, mastigação, respiração e fala.
A terapia fonoaudiológica, quando realizada adequadamente , resulta em ótimos resultados diminuindo consideravelmente o tempo de uso do aparelho ortodôntico e evitando recidivas no tratamento.
Gostou da matéria? Deixe o seu comentário!!







Comentários