top of page

SEU FILHO TEM GAGUEIRA? CONFIRA 10 DICAS DE COMO AJUDAR!

  • Foto do escritor: facefono
    facefono
  • 26 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de ago. de 2020

“Meu filho está gaguejando! O que eu faço?” Ansiedade, preocupação, sentimento de impotência, entre outros, é assim que os pais chegam ao consultório quando percebem essa dificuldade nos filhos.


ree

A gagueira é um distúrbio da fluência de fala que tem como principais manifestações rupturas no fluxo da fala (repetições, bloqueios, prolongamentos) causado por um distúrbio do processamento neuromotor da fala e de etiologia multidimensional.


Estudos mostram que a gagueira do desenvolvimento tem uma incidência de 5% - a cada 100 crianças 5 apresentam sintomas de gagueira - e prevalência de 1% - apenas 1 dessas crianças desenvolve a gagueira persistente - sendo mais comum nos meninos.


Seu filho está gaguejando? Você sabe como agir? Não se preocupe! Siga as 10 dicas abaixo e auxilie seu filho da forma correta.


1. Tenha paciência, deixe a criança terminar as frases sozinhas, sem ajudar e sem interromper.

2. Seja “todo ouvido”, aprenda a ouvir sem reações negativas (caretas, pressa, tensão).

3. Fale mais devagar, mas sem deixar a fala monótona.

4. Espere 2 segundos antes de responder ou perguntar algo, isso vai ajudara entender que na comunicação existem turnos: um fala e o outro escuta.

5. Nunca diga: Respire! Repete! Fale mais devagar! Tenta usar outra palavra no lugar!Essas atitudes só perpetuam a gagueira.

6. Mostre que a conversa com ele (a) é prazerosa.

7. Sempre fale olhando para a criança e preste atenção ao conteúdo e não a forma como ela fala.

8. Revise seu estilo de vida: será que o ritmo acelerado de hoje prejudica meu filho (a)? Posso fazer algo para mudar? Posso reservar mais tempo para ele (a)?

9. Se a gagueira está demais, faça outras atividades que irão ajudar na fluência: cantar, teatrinhos, imitar um adulto, falar em câmera lenta.

10. Não sinta pena quando ele (a) estiver gaguejando, pois essa atitude pode levar a criança a pensar que gaguejar é bom, pois consegue tudo o que quer.

A gagueira não tem cura, mas tem tratamento. Com terapia fonoaudiológica adequada, temos como ensinar um novo padrão de fala e promover uma reorganização do cérebro para esse novo padrão por meio da neuroplasticidade, que é muito mais ativa nas crianças.


Existe a gagueira persistente (que perdura até a fase adulta) e a transitória (que pode desaparecer dentro de 6 meses). Em ambos casos se faz necessária uma avaliação minuciosa com profissional capacitado, para que se possa fazer esse diagnóstico diferencial. Quanto antes melhor!


Ficou com dúvidas? Gostou da matéria? Tem sugestões? Escreva nos comentários!


 
 
 

Comentários


© FACEFONO Fonoaudiologia.  Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial sem autorização.           AZ Publicidade

bottom of page