top of page

OUVIR BEM PARA APRENDER A FALAR

  • Foto do escritor: facefono
    facefono
  • 26 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Você sabia que a audição é primordial para que a criança aprenda a falar?


Seu filho já ouve desde a 20ª semana de gestação, já reconhecendo a voz materna. Ao nascer a audição já está pronta mas vai passar por um processo de amadurecimento do sistema neurológico, estando totalmente madura ao final do primeiro mês de vida.

Conforme cresce, ele vai usar o ouvido para absorver uma quantidade enorme de informação sobre o mundo que o cerca, presta atenção às vozes, principalmente as mais agudas, e responde a sons conhecidos (sua fala, uma história que ouve com frequência etc.). Também pode se assustar com barulhos fortes e repentinos. Todos esses sons estimularão o cérebro e colaborarão para conquistas no âmbito físico como sentar, virar, engatinhar e andar.



ree

Com 3 meses, ao ouvir sua voz, seu bebê pode olhar diretamente para você e começar a fazer sons para responder. Nessa idade é normal a criança desviar o olhar ou perder a concentração enquanto você conversa com ele ou lê uma história. Com 5 meses, a criança começa a perceber a origem dos sons, e vai se virar sempre que ouvir um barulho novo. Crianças de 5 meses também são capazes de reconhecer o próprio nome, observe como seu filho olha para você quando você o chama, ou quando fala sobre ele com outras pessoas.


Uma boa audição é a base para o desenvolvimento da fala. Quando ouve os outros falarem, o bebê aprende o som das palavras e a estrutura das frases, ferramentas essenciais para a formação da linguagem. Por isso é importantíssimo detectar qualquer problema auditivo bem cedo.


Nas maternidades é realizado o Teste Da Orelhinha em todos os recém nascidos. Esse teste não dói e não incomoda o bebê e auxilia a detectar uma dificuldade auditiva auxiliando na amenização das sequelas. Mas vale ressaltar que mesmo tendo realizado o Teste da Orelhinha, a criança pode vir a ter alguma dificuldade auditiva posteriormente. Existem diversos exames capazes de detectar a Perda Auditiva, mas você pode fazer uma observação em casa mesmo. Como? Faça os seguintes "testes":


1) Menos de 3 meses: Bata palmas por trás da cabeça do bebê. Se ele se assustar, está ouvindo bem. Se não, tente mais algumas vezes.


2) De 4 a 6 meses: Chame seu filho pelo nome e observe se ele vira a cabeça ou reage ao som da sua voz. Preste atenção se ele mexe os olhos e a cabeça para procurar de onde vem algum som interessante.


3) De 6 a 10 meses: Verifique se a criança reage ao próprio nome e a sons conhecidos do ambiente em que vive, como o toque do telefone ou o barulho do aspirador de pó.


4) De 10 meses a 1 ano e 3 meses: Peça ao seu filho que aponte para a imagem de alguma coisa conhecida em um livro (o "au au", por exemplo). Se ele não conseguir, talvez não esteja escutando o pedido (ou tenha algum outro tipo de problema, como um transtorno neurológico).

Se você tiver dúvidas quanto a audição do seu filho procure um Fonoaudiólogo para realizar as avaliações e exames necessários. O ideal é que eventuais problemas de audição sejam detectados o mais cedo possível para não comprometer o desenvolvimento da linguagem e de outras áreas de aprendizado.






 
 
 

Comentários


© FACEFONO Fonoaudiologia.  Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial sem autorização.           AZ Publicidade

bottom of page